quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Mostra de Filmes - Imagens Helênicas

Helena de Troia
EUA e Itália, 116 min
Dirigido por Robert Wise
18/08 - 12h

Sinopse:
Rajadas de flechas, fogos furiosos. Tróia resiste como pode. Para vencer o que se julga invencível, não adianta força. Os gregos oferecem um presente; um enorme cavalo de madeira - grande o suficiente para esconder até mesmo soldados. A 'Ilíada' de Homero ressurge em 'Helena de Tróia', um espetáculo das telas dos anos 50, um mito de mais de 3 mil anos. Robert Wise dirige esse épico com o então inimaginável orçamento de U$$ 6 milhões e mais de 30 mil pessoas no elenco.







Carnaval Atlântida
Brasil, 95 min
Dirigido por José Carlos Burle
18-08 - 16h

Sinopse:
O professor Xenofontes, especializado em mitologia grega, é contratado pelo produtor Cecílio B. de Milho como consultor da adaptação do clássico 'Helena de Tróia' para o cinema. Porém, dois empregados do estúdio pensam em transformar o épico numa comédia carnavalesca.











As Damas do Bosque de Boulogne
França, 85 min
Dirigido por Robert Bresson
19-08 - 12h

Sinopse:
Desejando vingar-se do abandono do amante Jean, Hélene, uma dama da alta sociedade, pede a uma dançarina de cabaret que o seduza. Só que a vingança acabará se transformando num escandaloso romance. Um filme de gestos, de olhares, em que a emoção aflora sob a pureza das imagens. Neste terceiro filme de Robert Bresson, vemos uma nova dramaturgia, distinta do que chamavam de "teatro filmado". Bresson, de formação pictórica, visou a usar os meios cinematográficos para exprimir a interioridade de um sentimento. Esta original história de amor, baseada na novela de Denis Diderot, "Jacques, o fatalista", e com diálogos escritos por Jean Cocteau, ficou conhecida pela rigorosa e deslumbrante direção de arte e fotografia, recebendo elogios entusiasmados do teórico André Bazin e de François Truffaut.

Duas Vezes com Helena
Brasil, 115 min
Dirigido por Mauro Farias
19-08 - 16h

Sinopse:
Aos 25 anos de idade, Polydoro retorna de uma viagem de estudos na Europa e logo reencontra seu grande mentor, o Prof. Alberto, que o convida para passar uns dias em Campos do Jordão, onde lhe apresenta sua esposa Helena. Ela convida o jovem para passar uns dias em sua casa, mesmo com o retorno de seu marido para São Paulo. Em um jogo de sedução, Polydoro não resiste e vive uma intensa paixão com Helena - que dura apenas quatro dias, terminando de forma súbita e sem explicação por ela. Depois de 25 anos de segredo, Polydoro reencontra o casal. O que terá feito Helena agir daquela maneira? Por que Alberto aceita passivamente o distanciamento de Polydoro, que ele tanto admirava? Segunda adaptação para o cinema do conto de Paulo E. S. Gomes, Duas vezes com Helena (a primeira adaptação foi Ao sul de meu corpo, de P. Saraceni, 1982).

Elena e os Homens
França, 95 min
Dirigido por Jean Renoir
19-08 - 19h

Sinopse:
Elena, a jovem viúva de um príncipe polaco, vai viver em Paris julgando poder obter o maior sucesso junto aos homens. Uma vez alcançado esse objetivo, abandona-os. Decide, assim, ser a "musa" do general Rollan, o ministro de guerra, que será empurrado para um golpe de estado pelos seus oficiais. Mas um deles, o Conde de Chevincourt, igualmente apaixonado por Elena, faz abortar a conspiração ganhando o seu amor. Preso, Rollan consegue fugir graças à intervenção de Elena. Elogiado enfaticamente por Godard, Truffaut e Rohmer, o filme não parece ter recebido a atenção que mereceria.




Vida de Menina
Brasil, 101 min
Dirigido por Helena Solberg
20-08 - 12h

Sinopse:
´Vida de Menina`, baseado no famoso diário de Helena Morley (pseudônimo de Alice Brant), acompanha dois anos da adolescente Helena em um momento crítico de sua vida, quando luta para conquistar liberdade e integridade. Tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, a jovem começa a escrever um diário, revelando seu universo e um país que adolesce junto com ela. É nesse diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias, procurando não perder sua infantil alegria de viver e reinventando o mundo à sua maneira.




Memória de Helena
Brasil, 80 min
Dirigido por David Neves
20-08 - 14h

Sinopse:
Num apartamento carioca, Rosa e Renato recordam suas ligações com Helena através de um diário deixado pela moça e alguns filmezinhos domésticos: o início da amizade com Rosa, o aparecimento de Renato e o namoro, o cotidiano de Helena em Diamantina, seus passeios com a empregada Inês, seus gatos, seus recantos privados e a desilusão final. O roteiro, de Paulo E.S. Gomes, foi livremente baseado no livro de Helena Morley, Minha vida de Menina. 





O Padre e a Moça
Brasil, 90 min
Dirigido por Joaquim Pedro de Andrade
21-08 - 21h

Sinopse:
São duas coisas irrealizadas, mas abertas e dirigidas à liberdade total: o amor e o filme. E é a mise en scène que ganha com isso. Porque ela nasce tão dificultosamente, tão dramaticamente como o namoro fatal. O que interessa não é tanto a descrição do caso amoroso, mas comprometer a mise en scènecom ele. Nada mais Joaquim Pedro do que este filme estranho. Absolutamente comprometido com o homem e o "décor", o cineasta passa à tela todo o seu famoso acanhamento mineiro.[...] Nada de suspense ou emoção diante de uma estória romântica. Somente dolorosa reflexão sobre a velha estória de amor impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário