quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PROGRAMAÇÃO DE 21 À 27 DE FEVEREIRO - MOSTRA GRATUITA TIM BURTON



Tim Burton é o tema da mostra gratuita do mês de fevereiro no Cine Vila Rica.  O cineasta americano de 55 anos tem uma longa e consagrada carreira no cinema, já tendo dirigido mais de 20 filmes em sua carreira que começou nos anos 70.

Sendo, desde criança, obsecado por filmes de terror, Tim Burton desenvolveu um estilo muito definido e peculiar, produzindo sempre filmes sombrios, mas ao mesmo tempo, cômicos. Alem disso, seus filmes tem uma estética, cenografia e direção de arte como destaque de suas produções. Tim Burton também dirigiu algumas animações, sendo indicado ao Oscar de Melhor Animação por “A Noiva Cadaver”.

Tim Burton ainda é casado com a indicada ao Oscar Helena Bohan Carter, com quem já fez seis filmes, entre eles estão “Alice no País das Maravilhas”, “Sweeney Todd” e “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas”. Mas sua parceria de maior sucesso é, sem duvida, com o ator Johnny Depp, que trabalhou com o cineasta em 7 de seus filmes, alem dos dois primeiros, Johnny também foi dirigido por Burton em “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” e “Edward Mãos de Tesoura”.

Todos os filmes citados serão exibidos na nossa Mostra Gratuita Tim Burton nos dias e horários acima. A sinopse e o trailer das produções você pode conferir abaixo.

Alice no País das Maravilhas (Maiores de 10 anos)
"Alice In Wonderland", Aventura, EUA, 2010, 108 min


Sinopse: Aos 19 anos, Alice (Mia Wasikowska) volta ao País das Maravilhas, fugindo de um casamento arranjado. No mundo mágico, ela reencontra os personagens estranhos, como o Chapeleiro Maluco (Johnny Depp), a Rainha Branca (Anne Hathaway) e a Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter), inspirados na obra de Lewis Carroll. É nessa jornada fantástica que a jovem tentará encontrar seu verdadeiro destino e acabar com o reino de terror da Rainha Vermelha.











Trailer:




Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Livre)
"Big Fish", Aventura, EUA, 2003, 125 min


Sinopse: Edward Bloom (Albert Finney) sempre foi um contador de histórias sobre sua extravagante vida quando jovem (Ewan McGregor), quando seu desejo de viajar o levou de uma pequena cidade no Alabama para uma volta ao mundo. Suas explorações místicas variam do divertimento ao delírio, quando conta histórias sobre gigantes, feiticeiras e duas cantoras gêmeas siamesas. Com suas narrações exageradas, Bloom encanta a quase todos que encontra, exceto seu filho Will (Billy Crudup). Quando sua mãe Sandra (Jessica Lange) tenta aproximá-los, Will precisa aprender a separar a realidade da ficção conhecendo os grandes feitos e derrotas de seu pai.










Trailer:




A Noiva Cadáver (Livre)
"Corpse Bride", Fantasia, EUA, 2005, 77 min

Sinopse: Victor (voz de Johnny Depp) é um atrapalhado jovem que está de casamento marcado com Victoria (voz de Emily Watson), mas só conhece a noiva no dia do ensaio da cerimônia. Mesmo sendo um casamento arranjado, ambos se simpatizam. O que pode atrapalhar o enlace é a Noiva-Cadáver do título. Na floresta vizinha ao vilarejo onde mora, Victor treina seus votos e coloca a aliança num galho. O que ele não imaginava é que o galho é um dedo de verdade, pertencente a uma jovem assassinada (voz de Helena Bonham-Carter), que volta do mundo dos mortos insistindo ser a mulher de Victor.











Trailer:




A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Maiores de 16 anos)
"Sleepy Hollow", Terror, EUA e Alemanha, 1999, 105 min


Sinopse: Um conto de Washington Irving sobre a lenda de Ichabod Crane e o Cavaleiro sem Cabeça. Dirigido por Tim Burton com seu estilo característico, Ichabod (Johnny Depp) é um detetive nova-iorquino enviado à distante cidade de Sleepy Hollow para desvendar uma série de assassinatos que tinham um detalhe em comum: todas as vítimas encontradas estavam sem cabeça. Toda a cidade acusava o temido Cavaleiro sem Cabeça, lenda local que o jovem detetive desacreditava ser realidade. Durante a história, Ichabod começa a mudar todas as suas crenças.










Trailer:




Edward Mãos de Tesoura (Maiores de 14 anos)
"Edward Scissorhands", Drama, EUA, 1990, 105 min


Sinopse: Uma adorável fábula de Tim Burton, no estilo esquisito do diretor. Vincent Price é o inventor que faz a criatura Edward (Johnny Depp) e morre antes de substituir as tesouras que lhe servem de mãos. Tirando o detalhe das mãos, Edward é um humano perfeito. Depois da morte do criador, ele vai morar na casa da suburbana Peg (Dianne Wiest) e se torna popular entre a vizinhança por seus exímios dotes de cabeleireiro e jardineiro. Quando se apaixona por Kim (Winona Ryder), filha de sua protetora, tudo muda e Edward passa a ser caçado feito fera. Imagens impressionantes numa história repleta de ternura e inspirada em clássicos como Frankstein e A Bela e a Fera.









Trailer:




Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Maiores de 16 anos)
"Sweeney  Todd - The Demon Barber of Fleet Street", Terror, EUA, 2007, 116 min


Sinopse: O barbeiro Sweeney Todd (Johnny Depp) é preso injustamente por determinação do juiz Turpin (Alan Rickman). Ao sair da cadeia, ele coloca em prática a sua vingança, reabrindo a barbearia e se tornando o Barbeiro Demoníaco de Fleet Street, porém seus clientes sempre desaparecem. Mrs. Lovett (Helena Bonham Carter) é uma famosa quituteira que se une ao barbeiro. Na verdade, ela é uma serial killer que usa os restos mortais de suas vítimas para assar tortas que viram a sensação de Londres. Com a nova parceria, os ingredientes são fornecidos por Sweeney Tood.











Trailer:




MOSTRA GRATUITA INFANTIL - DIAS 22 E 23 DE FEVEREIRO


Dia 22/02 - 16h - Bee Movie - A História de Uma Abelha (Livre)
"Bee Movie", Animação, EUA, 2007, 95 min

Sinopse: Barry B. Benson (Jerry Seinfeld) formou-se recentemente e sonha com um emprego na Honex, onde poderá produzir mel. Desta forma ele se aventura fora da colméia, onde descobre um mundo até então inteiramente desconhecido. É quando conhece Vanessa Bloome (Renée Zellweger), uma alegre florista de Manhattan com quem quebra as regras das abelhas e passa a conversar regularmente. Logo eles se tornam amigos, o que faz com que Barry conheça melhor os humanos. Porém Barry descobre que qualquer pessoa pode comprar mel nos supermercados, o que o deixa profundamente irritado por considerar que estão roubando a produção das abelhas. É quando ele decide processar os humanos, na intenção de corrigir esta injustiça.










Trailer:




Dia 23/02 - 16h - O Corajoso Ratinho Despereaux (Livre)
"The Tale Of Despereaux", Animação, EUA e Reino Unido, 2009, 100 min


Sinopse: Despereaux Tilling (Matthew Broderick) é um pequeno rato que sonha com aventuras. Um dia, ao visitar a biblioteca real, ele conhece a princesa Pea (Emma Watson). Ela lhe conta da tristeza que se abateu sobre ela e seu pai após a morte da rainha. Logo eles se tornam amigos, o que gera preocupação nos demais ratos, que são contrários às conversas com humanos. Desta forma Despereaux é levado ao Mundo das Ratazanas, onde não há luz. Ele é salvo por Roscuro (Dustin Hoffman), um rato banido pelos humanos mas que ainda sonha com atos heróicos.












Trailer:

NOTA SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CINE VILA RICA

Atendendo aos questionamentos de nossos usuários, viemos por meio deste esclarecer sobre o funcionamento do Cine Vila Rica e sua programação:

O Cine Vila Rica é uma instituição pública vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto e, portanto, também vinculada ao Ministério da Educação. Essa configuração particular confere ao nosso cinema um funcionamento diferente do de um cinema comercial padrão, tendo em vista que nossa arrecadação e dotação orçamentária estão diretamente ligadas aos cofres públicos.

Operando, então, como uma entidade educativo-cultural ligada ao Governo Federal e promotora de cultura em uma das cidades mais emblemáticas da arte no país, nosso compromisso é dialogar com as mais diversas vertentes cinematográficas e com todos os públicos que usufruem do Cine Vila Rica. Dessa forma, exibimos, muitas vezes gratuitamente, filmes de diversos viezes, de variadas regiões e que abordam diferentes temáticas.

De forma complementar, abarcamos, também, projetos de extensão da Ufop como o Cinema Itinerante, Conversando Cinema/Cine Clube e Cinema com  a Escola, e também mostras e festivais realizados em parceria com Cine Vila Rica, que permitem que esse compromisso como promotor de cultura regional seja cumprido.

Em relação aos lançamentos, enfrentamos alguns entraves no tocante às negociações com as distribuidoras de filmes comerciais. Por ser um órgão público, tais negociações passam por um processo mais burocrático e delicado devido às exigências administrativas feitas ao lidar com dinheiro público, o que, muitas vezes, pode atrasar a chegada de um lançamento ou até mesmo impossibilitá-lo de ser exibido em nossa sala.

Todavia, apesar das dificuldades criadas por esse vínculo, o que garante a existência do Cine Vila Rica em Ouro Preto é exatamente o aporte dado pelo Governo Federal.

Logo, cientes dessa realidade, deixamos claro o empenho em elaborar, seja através de mostras gratuitas, ou exibições comerciais, o melhor conteúdo possível, estreitando, assim, o laço entre você, espectador, e o Cine Vila Rica.

Atenciosamente,
A Equipe do Cinema

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

PROGRAMAÇÃO COMERCIAL DE 14 À 20 DE FEVEREIRO


18:30h - Até Que a Sorte Nos Separe 2 (Maiores de 12 anos)
Comédia, Brasil, 102 min

Depois do sucesso nas bilheterias de “Ate Que a Sorte Nos Separe”, filme de Roberto Santucci (diretor da franquia “De Pernas Pro Ar”), o longa ganhou uma seqüência homônima em 2013. O elenco trás nomes importantes da comedia nacional como Leandro Hassum, reprisando o papel do Tino, e Camila Morgado, vivendo Jane, papel interpretado por Danielle Winits no primeiro filme.

Sinopse: Três anos depois, Tino (Leandro Hassum) e Jane (Camila Morgado) estão mais uma vez em dificuldades financeiras. O saldo bancário do casal é salvo graças ao inesperado falecimento de tio Olavinho, que deixou uma herança de R$ 100 milhões a ser dividida igualmente entre Jane e sua mãe, Estela (Arlete Salles). Como o último desejo do tio foi que suas cinzas sejam jogadas no Grand Canyon, Tino aproveita para levar a esposa e dois de seus filhos para conhecer Las Vegas. Entretanto, ele se empolga com a jogatina de um cassino e perde todo o dinheiro ganho por Jane na mesa de pôquer. Para piorar a situação, ainda fica devendo US$ 10 milhões a um capanga da máfia mexicana (Charles Paraventi), que deseja receber o dinheiro a todo custo.



Trailer:

20:30h - Ajuste de Contas (Maiores de 12 anos)
(Grudge Match), Comédia, EUA, 113 min

"Ajuste de Contas" é uma comédia de Peter Segal ("Agente 86" e "Como Se Fosse A Primeira Vez") protagonizado pelo ganhador do Oscar Robert De Niro e pelo Sylvester Stallone. O filme, que conta a historia de dois boxeadores, funciona como referência e homenagem a Jake La Motta de "Touro Indomável" e Rocky Balboa do filme "Rocky", dois lutadores importantes do cinema vividos pelos protagonistas, respectivamente.

Sinopse: Billy "The Kid" McDonnen (Robert De Niro) e Henry "Razor" Sharp (Sylvester Stallone) foram grandes boxeadores que, agora, estão aposentados. Entretanto, mesmo tendo subido no ringue pela última vez há décadas, eles aceitam se enfrentar em uma última luta para desempatar o confronto histórico. Enquanto se preparam para o confronto, os dois terão que confrontar pessoas de seus passados: a bela Sally (Kim Basinger) e o filho B.J. (Jon Bernthal).








Trailer: 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - MOSTRA INFANTIL - 15 E 16 DE FEVEREIRO


Dia 15/02 - 16:00h - Procurando Nemo (Livre)
(Finding Nemo), Animação, EUA, 101 min


Em 2003, os diretores Andrew Stanton ("Wall-E") e  Lee Unkrich ("Toy Story 3" e "Monstros S.A.") se juntaram na direção de "Procurando Nemo", filme que ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2004 e mais 37 prêmios. No Brasil o sucesso foi tanto, que o filme se tornou o terceiro filme mais visto em 2003 no país, com mais de 4 milhões de espectadores apenas nos cinemas brasileiros. O filme tem sua sequencia “Procurando Dory” prevista para 2016.

Sinopse: O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.



Trailer:


Dia 16/02 - 16:00h - UP - Altas Aventuras  (Livre)
(UP), Animação, EUA, 95 min


"UP – Altas Aventuras" e uma animação de 2009  dos diretores Peter Docter ("Monstros S.A." e "Wall-E") e Bob Peterson (roteirista em "Ratatouille"). Apos seu lançamento o filme ganhou mais de 57 prêmios mundialmente,  entre eles, dois Oscars, alem de ter sido a segunda animação da história a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. O filme também foi muito elogiado entre o publico por conter referencias a outros filmes importantes do cinema mundial como, por exemplo, "Cidadão Kane".

Sinopse: Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.


Trailer: 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PROGRAMAÇÃO COMERCIAL DE 07 À 13 DE FEVEREIRO


18:30 - Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Legendado - Maiores de 10 anos)
(Ender’s Game), EUA, 1h54min

"Ender's Game - O Jogo do Exterminador" é uma ficção cientifica dirigida pelo diretor, ator e escritor Gavin Hood (X-Man Origens: Wolverine) e é baseado no livro homônimo de Orson Scott Card, de 1977. O elenco traz nomes importantes do cinema mundial, entre eles Asa Butterfeld (A Invenção de Hugo Cabret) e os indicados ao Oscar, Harrison Ford, Hailee Steinfeld, Abigail Breslin e Viola Davis. 


Sinopse: Em um futuro próximo, extra-terrestres hostis atacaram a Terra. Com muita dificuldade, o combate foi vencido, graças ao heroísmo do comandante Mazer Rackham (Ben Kingsley). Desde então, o respeitado coronel Graff (Harrison Ford) e as forças militares terrestres treinam as crianças mais talentosas do planeta desde pequenas, no intuito de prepará-las para um próximo ataque. Ender Wiggin (Asa Butterfield), um garoto tímido e brilhante, é selecionado para fazer parte da elite. Na Escola da Guerra, ele aprende rapidamente a controlar as técnicas de combate, por causa de seu formidável senso de estratégia. Com isso, logo se torna a principal esperança das forças militares para encerrar de uma vez por todas com a ameaça alienígena.



Trailer: 



20:30 - Frankenstein - Entre Anjos e Demônios (Legendado - Maiores de 12 anos)
(I, Frankenstein), EUA e Austrália, 1h33min

A fantasia “Frankenstein – Entre Anjos e Demônios” é o segundo filme de Stuart Beattie, que foi roteirista nos cinco filmes da serie Piratas do Caribe. O filme não é uma adaptação do romance de Mary Shalley, de 1818, e sim da HQ chamada “I, Frankenstein” do ator Kevin Grevioux. Quem interpreta o monstro do título é Aaron Eckhart (Batman – O Cavaleiro das Trevas), e o elenco também conta com Yvonne Strahovski (das series: Chuck e Dexter), Miranda Otto e Bill Nighy.


Sinopse: O monstro (Aaron Eckhart) criado pelo cientista Victor Frankenstein (Aden Young) foi o primeiro ser nascido pelas mãos do homem. Entretanto, pouco após a criação o monstro foi abandonado para ser morto. Revoltado, ele retorna e se vinga do criador, matando sua esposa. O dr. Frankenstein parte em sua busca, mas acaba morrendo durante a perseguição. Ao retornar à sua cidade natal para enterrar seu criador, o monstro é atacado por demônios, que desejam capturá-lo. Ele é salvo por gárgulas, que o levam até o local onde vivem: a catedral de Notre Dame. Após ser nomeado como Adam pela líder das gárgulas, Eleonore (Miranda Otto), ele resolve ir embora e seguir sua vida. Porém, 200 anos depois, ele descobre o porquê dos demônios estarem tão interessados em capturá-lo.


Trailer:



PROGRAMAÇÃO GRATUITA - MOSTRA INFANTIL - 08 E 09 DE FEVEREIRO


Dia 08/02 - 16:00h - Valente (Livre)
(Brave), EUA e Austrália, 1h35min

Os estreantes na direção Mark Andrews e Brenda Chapman já têm muitos prêmios importantes na prateleira pelo filme “Valente”. O filme de 2012, ganhou no ano seguinte o Oscar, o Globo de Ouro, o BAFTA, alem de vários outros prêmios na categoria “Melhor Animação”.  A historia da princesa ruiva conquistou a critica e também o publico, sendo muito elogiado pelo seu desenvolvimento técnico e estético. 


Sinopse: A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.




Trailer:



Dia 09/02 - 16:00h - Como Treinar Seu Dragão (Livre)
(How to Train Your Dragon), EUA e Austrália, 1h35min

Dos mesmos diretores de “Lilo e Stitch” Dean DeBlois e Chris Sanders.  “Como Treinar Seu Dragão” recebeu duas indicações ao Oscar no ano de 2011.  A animação que tem uma seqüência prevista para estrear em 2014, contou com vozes de Gerard Butter, America Ferrera e Jonah Hill.


Sinopse: Na ilha de Berk, os vikings dedicam a vida a combater e matar dragões. Soluço (Jay Baruchel), filho do chefe Stoico (Gerard Butler), não é diferente. Ele sonha em matar um dragão e provar seu valor ao pai, apesar da descrença geral. Um dia, por acaso, ele acerta um dragão que jamais foi visto, chamado Fúria da Noite. Ao procurá-lo, no dia seguinte, Soluço não consegue matá-lo e acaba soltando-o. Só que ele perdeu parte da cauda e, com isso, não consegue mais voar. Soluço passa a trabalhar em um artefato que possa substituir a parte perdida e, aos poucos, se aproxima do dragão. Só que, paralelamente, Stoico autoriza que o filho participe do treino para dragões, cuja prova final é justamente matar um dos animais.





Trailer: