quarta-feira, 30 de abril de 2014

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL - DIA DO TRABALHADOR - 01 DE MAIO



14:30h
Tinker Bell - O Segredo das Fadas (Livre)
Animação, E.U.A., 2012, 77 min

Dirigido por Peggy Holmes


Sinopse:
Tinker Bell, também conhecida como Sininho, é uma fada do verão que habita o Vale das Fadas. Curiosa e arteira, ela decide quebrar uma importante regra e vai parar no Bosque do Inverno. Lá, ela não pode voar porque está agasalhada e quando buscava entender a razão de suas asas terem um brilho especial, acaba conhecendo uma fada do inverno que tem o mesmo "poder". Com a ajuda do Guardião, um sábio local, elas descobrirão um importante segredo que mudará para sempre as suas vidas, mas também colocarão em risco o dia a dia de outros seres de toda a região.


16h
Domesticas - O Filme (Maiores de 12 anos)
Comédia, Brasil, 2001, 85 min

Dirigido por Fernando Meirelles


Sinopse:
No meio da nossa sociedade existe um Brasil notado por poucos. Um Brasil formado por pessoas que, apesar de morar dentro de sua casa e fazer parte de seu dia-a-dia, vivem como se não estivessem lá. Cinco das integrantes deste Brasil são mostradas em "Domésticas - O Filme": Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos mas vivem a mesma realidade: trabalhar com empregada doméstica.

17:30h
Tempos Modernos (Maiores de 14 anos)
Comédia, E.U.A., 1936, 83 min

Dirigido por Charles Chaplin


Sinopse:
Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.

19h
O Homem Que Copiava (Maiores de 12 anos)
Drama, Brasil, 2003, 123 min

Dirigido por Jorge Furtado


Sinopse:
André (Lázaro Ramos) é um jovem de 20 anos que trabalha na fotocopiadora da papelaria Gomide, localizada em Porto Alegre. André mora com a mãe e tem uma vida comum, basicamente vivendo de casa para o trabalho e realizando sempre as mesmas atividades. Num dia André se apaixona por Sílvia (Leandra Leal), uma vizinha, a qual passa a observar com os binóculos em seu quarto. Decidido a conhecê-la melhor, André descobre que ela trabalha em uma loja de roupas e, para conseguir uma aproximação, tenta de todas as formas conseguir 38 reais para comprar um suposto presente para sua mãe.


21h
Eles Não Usam Black Tie (Maiores de 14 anos)
Comédia, Brasil, 1981, 134min

Dirigido por Leon Hirszman


Sinopse:
Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

MOSTRA DE CINEMA MARCAS DA MEMÓRIA DA COMISSÃO DE ANISTIA - MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - 24 A 30 DE ABRIL


Nesta semana o Cine Vila Rica exibe a Mostra Marcas da Memória da Comissão de Anistia. O objetivo da mostra é promover sessões públicas e gratuitas de filmes, dedicados à memória e à reflexão crítica sobre os regimes de exceção vividos na América do Sul, em especial no Brasil, e seus reflexos no presente. A Mostra é constituída por filmes produzidos pelo Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.



Duas Histórias (Maiores de 14 anos)
Brasil, 2012, 52 min

Dirigido por Ângela Zoé

Sinopse: 
Tendo como linha condutora a trajetória de dois militantes socialistas na luta contra a ditadura militar brasileira. O filme narra duas experiências diferentes, pois diferentes eram a as concepções políticas que orientavam a resistência à ditadura. Mas são iguais na coragem, na dor, na sobrevivência e superação. Uma mulher e seu filho. Um homem. Diversas estradas, chegadas, partidas, fugas, fatos e encontros inesperados. Brasil, Argentina, Chile, outros exílios e finalmente a vitória e a alegria do retorno ao Brasil. Para recomeçar.




Damas da Liberdade (Livre)
Brasil, 2012, 28 min

Dirigido por Célia Gurgel e Joe Pimentel

Sinopse: 
Através de narrativas de mulheres do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia é contada a história da luta pela anistia no Brasil nos anos de 1970, reacendendo o debate sobre um período de repressão e medo que o país jamais deverá esquecer.









Vou Contar Para Meus Filhos (Maiores de 10 anos)
Brasil, 2011, 24 min

Dirigido por Tuca Siqueira

Sinopse:
Entre 1969 e 1979, 24 jovens mulheres estiveram presas na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, em Recife (PE) porque lutavam por igualdade social e pela democracia em uma época em que o Brasil enfrentava uma ditadura militar. Passados 40 anos, o reencontro delas, que hoje moram em diferentes estados do país, traz de volta não apenas os laços de solidariedade que surgiram no presídio, mas também a lembrança de um Brasil que tentou calar vozes e violentar sonhos. Este é um filme-memória indispensável para quem acredita na força de um ideal e da consciência política de um povo. Para quem não duvida que o tempo e a distância são incapazes de abalar amizades verdadeiras. Uma história para jovens e adultos que deve se manter viva por gerações.

O Fim do Esquecimento (Maiores de 12 anos)
Brasil, 2012, 54 min, Dirigido por Renato Tapajós

Sinopse: 
O filme procura personagens que participaram do Tribunal Tiradentes e outros que se destacaram na luta pelos Direitos Humanos, para retomar a questão da Doutrina de Segurança Nacional, depois de três décadas. Investiga os resquícios daquela doutrina nos dias de hoje, aborda a tentativa das classes dominantes de, depois que os militares saíram do poder, promover o esquecimento dos graves fatos ocorridos durante a ditadura e constata que, finalmente, o esquecimento está sendo combatido por diversas instituições e pessoas, sobretudo pelos jovens.

Em Nome da Segurança Nacional (Maiores de 12 anos)
Brasil, 2012, 45 min, Dirigido por Renato Tapajós

Sinopse:
O filme tem como eixo narrativo o Tribunal Tiradentes, organizado pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo em 1983. Dirigido por Renato Tapajós, o filme acrescenta às cenas do Tribunal diversos materiais, tanto de arquivo quanto ficcionais, e discute a Doutrina de Segurança Nacional, eixo ideológico da ditadura implantada pelo golpe de 1964, e o efeito que ela teve sobre diversos segmentos da sociedade brasileira.

30 Anos da Anistia (Maiores de 12 anos)
Brasil, 2009, 17 min

Dirigido por Luiz Fernando Lobo

Sinopse:
O filme retrata a história da Ditadura Militar no Brasil, a luta do povo brasileiro pela liberdade, pela Anistia. Durante um período sombrio da história do Brasil, ouve-se um grito de esperança e justiça, o povo reivindicou seus direitos e conseguiu. Foram criadas a Lei da Anistia e a Comissão de Anistia, posteriormente.








A Mesa Vermelha (Maiores de 10 anos)
Brasil, 2012, 78 min

Dirigido por Tuca Siqueira

Sinopse: 
Uma mesa vermelha é a palavra de 23 ex-presos políticos. No documentário, senhores jovens subversivos comentam sobre a convivência nos presídios masculinos pernambucanos durante o período militar. Da chegada ao cárcere, do afeto, da greve de fome, do papel dos coletivos dentro da cadeia. O sentimento de pertencimento é o que move este filme. Aos personagens, o pertencimento a uma geração e a história de um tempo sombrio narrada a partir de depoimentos, recordações e denúncias de ex-presos políticos que pelos porões de torturas do DOICODI e DOPS do Recife, além de longa temporada carcerária entre a ex-Casa de Detenção do Recife (hoje Casa da Cultura) e a ainda atual Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá – PE.

Eu Me Lembro (Maiores de 12 anos)
Brasil, 2012, 96 min

Dirigido por Luiz Fernando Lobo

Sinopse: 
“Eu me Lembro” é um documentário sobre os cinco anos das Caravanas da Anistia e reconstrói a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça, com imagens de arquivo e de entrevistas em 94 minutos.












Ainda Hoje Existem Perseguidos Políticos (Maiores de 10 anos)
Brasil, 2012, 54 min

Dirigido pelo Coletivo Catarse

Sinopse:
O documentário tem por objetivo fomentar o debate sobre a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil, pós Ditadura Civil-Militar implantada no País a partir de 1964. Identifica semelhanças no agir do Estado no passado e atualmente, demonstrando que a cultura do autoritarismo permanece arraigada em algumas instituições do Estado brasileiro. Apresenta também imagens do projeto que levou este debate para os mais variados públicos (quilombolas, universitário, LGBTT, assentados do MST, comunidades periféricas etc.) desenvolvido pela Acesso - Cidadania e Direitos Humanos em parceria com a Comissão de Anistia.

Se Um De Nós Se Cala... (Maiores de 10 anos)
Brasil, 2013, 68 min

Dirigido por Célia Maria Alves e Vera Côrtes

Sinopse: 
Se um de nós se cala insere Goiás no contexto do golpe militar de 1964. A partir de relatos de anistiados que à época eram jovens estudantes e militantes políticos, o documentário resgata e revela os motivos pelos quais Goiás foi o único estado brasileiro que sofreu intervenção militar e como a ditadura foi cruel com os brasileiros e goianos que ousaram não se calar.







Os Advogados Contra a Ditadura: Por Uma Questão de Justiça (Maiores de 12 anos)
Brasil, 2013, 130 min

Dirigido por Silvio Tendler

Sinopse: 
Com a instauração da ditadura militar através de um golpe das Forças Armadas do Brasil, no período entre 1964 e 1985, o papel dos advogados na defesa dos direitos e garantias dos cidadãos foi fundamental no confronto com a repressão, ameaças e todo tipo de restrições. Advogados contra a ditadura propõe uma profunda reflexão sobra a época em questão, relembrando, através de depoimentos e registros de arquivos, a relevante e ativa participação dos advogados contra as imposições do autoritarismo e na luta pela liberdade.


Militares da Democracia: Os Militares que Disseram Não (Maiores de 12 anos)
Brasil, 2013, 100 min

Dirigido por Silvio Tendler

Sinopse:
Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país. Militares da Democracia resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.


CONVERSANDO CINEMA


Sexta-Feira - 25/04 - 19h
Repare Bem (Maiores de 10 anos)
Documentário, Brasil/Holanda/Italia, 2012, 105 min

Dirigido por Maria de Medeiros


Sinopse:
Neste filme, vencedor do kikito de melhor filme no Festival de Gramado de 2013, a diretora Maria de Medeiros realiza o documentário sobre ditadura, por meio da história de três gerações de mulheres. As câmaras registraram em Roma e em Joure, no norte da Holanda, os testemunhos de Denise Crispim e de sua filha, Eduarda Ditta Crispim Leite. Apesar de longe do Brasil, suas palavras, que falam de exílio e de memória, levam nos a um mergulho profundo na história do Brasil, dos anos 70 até a atualidade. Denise já nasce clandestina em 1949. Seus pais, extremamente politizados, lutaram por uma vida mais justa e são por isso perseguidos por sucessivas ditaduras. Aos 20 anos, Denise torna-se companheira de um guerrilheiro, Eduardo Leite, morto no governo militar brasileiro. Ao fugir para o Chile, reencontra seus pais, também exilados. Lá, ao lado da filha Eduarda, Denise e a mãe vivem a repressão de Pinochet e se separam novamente, para viver na Europa.

Comentado por Natália de Souza Lisbôa e Francisco Lopes Gomes, professores do Departamento de Direito/UFOP.

Sábado - 26/04 - 19h 
Transamérica (Maiores de 14 anos)
Drama, E.U.A., 2005, 103 min

Dirigido por Duncan Tucker

Sinopse:
Bree Osbourne (Felicity Huffman) é uma orgulhosa transexual de Los Angeles, que economiza o quanto pode para fazer a última operação que a transformará definitivamente numa mulher. Um dia ela recebe um telefonema de Toby (Kevin Zegers), um jovem preso em Nova York que está à procura do pai. Bree se dá conta de que ele deve ter sido fruto de um relacionamento seu, quando ainda era homem. Ela, então, vai até Nova York e o tira da prisão. Toby, a princípio, imagina que ela seja uma missionária cristã tentando convertê-lo. Bree não desfaz o mal-entendido, mas o convence a acompanhá-la de volta para Los Angeles.

Comentado por Paulo Antunes, Professor de Letras na Faculdade Santa Rita de Conselheiro Lafaiete.

Domingo - 27/04 - 19h
Terra em Transe (Maiores de 14 anos)
Drama, Brasil, 1967, 115 min

Dirigido por Glauber Rocha

Sinopse:
Paulo é um jornalista que tenta mudar a situação ao planejar a ascensão de um canditato supostamente oposicionista chamado Vieira e buscando o apoio do maior empresário do país para deter o avanço de uma multinacional estrangeira sobre o capital do país. Tudo começou bem; porém, problemas sociais e a corrupção arruinaram sua intenção.

Comentado por Guiomar de Grammont, professora do Departamento de Filosofia/UFOP

CINEMA ITINERANTE

Domingo - 27/04 
20h - 21 de Abril - O Céu Para O Condor
Documentário, Brasil, 2014

Sinopse:
Imagens e depoimentos sobre a cerimonia de comemoração do dia 21 de abril, dia de Tiradentes na Praça Tiradentes em Ouro Preto - MG. 



20:30h - O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Ferias (Maiores de 14 anos)
Drama, Brasil, 2006, 104min

Dirigido por Cao Hamburger

Sinopse:
1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.


MOSTRA GRATUITA INFANTIL - 26 e 27 de ABRIL



Sábado - 26/04 - 16h
A Origem dos Guardiões (Livre)
Animação, E.U.A., 2012, 97 min

Dirigido por Peter Ramsey

Sinopse:
As crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre seu próprio passado.

Domingo - 27/04 - 17h
Tinker Bell - O Segredo das Fadas (Livre)
Animação, E.U.A., 2012, 77 min

Dirigido por Peggy Holmes


Sinopse:

Tinker Bell, também conhecida como Sininho, é uma fada do verão que habita o Vale das Fadas. Curiosa e arteira, ela decide quebrar uma importante regra e vai parar no Bosque do Inverno. Lá, ela não pode voar porque está agasalhada e quando buscava entender a razão de suas asas terem um brilho especial, acaba conhecendo uma fada do inverno que tem o mesmo "poder". Com a ajuda do Guardião, um sábio local, elas descobrirão um importante segredo que mudará para sempre as suas vidas, mas também colocarão em risco o dia a dia de outros seres de toda a região.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

MOSTRA GRATUITA SEMANA SANTA - DE 17 À 23 DE ABRIL





A Semana Santa, última semana da quaresma, que são 40 dias de preparação para a celebração do Mistério Pascal: Morte, Paixão e Ressureição de Cristo. A semana começa no Domingo de Ramos, também conhecido como Domingo da Paixão e se estende até o Domingo de Pascoa.

Em Ouro Preto, a Semana Santa é celebrada de maneira peculiar, pelo fato de ter duas matrizes, A Basílica de Nossa Senhora do Pilar e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, elas se revezam na realização da Semana Santa. Sua preparação começa a partir da Quarta-feira de Cinzas.

E no CINE VILA RICA, a Semana Santa será lembrada através da Mostra Gratuita Semana Santa, que começa nesta quinta-feira, 17, e trará oito filmes religiosos: Marcelino Pão e Vinho, o ganhador de 11 Oscar, Bem Hur, A Paixão de Cristo, O Rei dos Reis, Francisco de Assis, Os Dez Mandamentos, Quo Vadis, O Manto Sagrado.

A Paixão de Cristo (Maiores de 14 anos)
"The Passion Of The Christ", Drama, E.U.A., 2004, 127 min

Dirigido por Mel Gibson

Sinopse:
As últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lionello) e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás (Matti Sbraglia). Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto. Pilatos tenta passar a decisão para Herodes (Luca de Domenicis), governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Tentando acalmar o povo e a província, que detesta, Pilatos vai cedendo sob os olhares incriminadores de Claudia (Claudia Gerini), sua mulher, que considera Jesus um santo.

Ben-Hur (Maiores de 12 anos)
"Ben-Hur", Drama, E.U.A., 1954, 219 min

Dirigido por William Wyler

Sinopse:
Em Jerusalém no início do século I vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar.







São Francisco de Assis (Maiores de 10 anos)
"Francis of Assisi", Drama, E.U.A., 1961, 105 min

Dirigido por Michael Curtiz

Sinopse:
Drama religioso que narra a história de Francisco, que por ter nascido em Assis, na Itália, ficou conhecido como Francisco de Assis. Um jovem rico e filho de um grande comerciante de tecidos, Francisco aproveitou sua situação financeira e viveu entre amigos boêmios. Mas depois de se alistar no exército de Gualtieri de Brienne, que combatia pelo papa, passa a ter revelações. Dedicado aos doentes e aos pobres, Franscisco usa seus bens para restaurar uma igreja e é deserdado pelo pai, entregando-se de vez à vida religiosa.






O Rei dos Reis (Livre)
"King Of Kings", Drama, E.U.A., 1961, 168 min

Dirigido por Nicholas Ray

Sinopse:
A vida de Cristo contada com rigor histórico. Da manjedoura em que nasceu na cidade de Belém para a adoração de milhares de fiéis espalhados pelo mundo, a vida de Jesus Cristo foi inegavelmente repleta de grandes acontecimentos.















Marcelino Pão e Vinho (Livre)
"Marcelino Pan y Vino", Drama, Espanha e Italia, 1955, 91 min

Dirigido por Ladislao Vajda


Sinopse:

"Marcelino Pão e Vinho", é um filme de um pequeno órfão que causa milagre. Quando bebê foi deixado na porta de um mosteiro e criado pelos monges. Marcelino é muito bem cuidado pelos monges, mas sempre sentiu falta de ter uma mãe. Um dia encontra um amigo especial no sótão proibido... Pendurado em uma cruz. Um amigo que retribuiu a bondade de Marcelino lhe concedendo um desejo do fundo de seu coração.


O Manto Sagrado (Maiores de 12 anos)
"The Robe", Drama, E.U.A., 1953, 135 min

Dirigido por Henry Koster


Sinopse:
Nos últimos anos do reinado de Tibério (Ernest Thesiger), quando Roma era a "dona do mundo", Marcellus Gallio (Richard Burton) é um tribuno que está sempre envolvido com jogos ou mulheres. Além disto tem uma rixa pessoal com Calígula (Jay Robinson), o herdeiro do trono. A situação se complica quando Marcellus oferece, em um leilão de escravos, a absurda quantia de três mil moedas de ouro por Demétrio (Victor Mature), que também estava sendo disputado por Calígula. Ao se ver derrotado por Marcellus, Calígula encara isto como uma afronta pessoal e então manda o tribuno ir servir imediatamente em Jerusalém, na Palestina, considerado o pior lugar do império. Entretanto, devido a motivos políticos, após pouco tempo em Jerusalém o tribuno é chamado de volta por Tibério. Mas, antes de partir, recebe a missão de supervisionar a execução de uma sentença: a crucificação de Jesus Cristo. Finda a tarefa, ele e outros soldados disputam em um jogo de dados próximo à cruz a posse do manto vermelho usado pelo mártir. Marcellus vence mas o manto fica com Demetrius, pois quando Gallio tentou usar o manto algo o afligiu de forma indescritível. Demétrio, que já tinha se tornado um cristão, lhe tirou o manto e disse que jamais o serviria novamente, pois ele tinha crucificado seu mestre. Em seu retorno Gallio fala frases sem sentido, como se algo muito forte o atormentasse. Já em Capri, onde estava o imperador e Diana (Jean Simmons), que Gallio ama e é correspondido, alguns membros da corte e o próprio Tibério, vendo que Gallio se portava de modo estranho, ouvem por horas o que aconteceu com o tribuno em Jerusalém. Tibério acha que o tribuno pode ter perdido a razão, mas quando Gallio atribui que a aflição que sente só aconteceu após se cobrir com o manto de Jesus, então o adivinho da corte conclui que o manto estava enfeitiçado e precisa ser destruído. Isto parece lógico tanto para Tibério como para Marcellus, então o tribuno irá retornar à Palestina para destruir o manto e descobrir os nomes dos cristãos, mas esta viagem irá afetar profundamente sua vida.

Os Dez Mandamentos (Livre)
"The Ten Commandments", Drama, E.U.A., 1956, 220 min

Dirigido por Cecil B. DeMille

Sinopse:
A épica vida de Moisés (Charlton Heston), desde recém-nascido, quando foi colocado nas águas em um cesto e acabou sendo adotado por uma princesa egípcia, até quando descobre sua real condição e decide liderar seu povo que, escravizado pelos egípcios, anseia pela liberdade.












Quo Vadis (Maiores de 12 anos)
"Quo Vadis", Drama, E.U.A., 1951, 171 min

Dirigido por Mervyn LeRoy

Sinopse:
Após três anos em campanha, o general Marcus Vinicius (Robert Taylor) retorna à Roma e encontra Lygia (Deborah Kerr), por quem se apaixona. Ela é uma cristã e não quer nenhum envolvimento com um guerreiro, mas apesar de ter sido criada como romana Lygia é a filha adotiva de um general aposentado e, teoricamente, uma refém de Roma. Marcus procura o imperador Nero (Peter Ustinov) para que ela lhe seja dada pelos serviços que ele fez. Lygia se ressente, mas de alguma forma se apaixona por Marcus. Enquanto isso as atrocidades de Nero são cada vez mais ultrajantes. Quando ele queima Roma e culpa os cristãos, Marcus salva Lygia e a família dela. Nero captura os todos os cristãos e os atira aos leões, mas no final Marcus, Lygia e o cristianismo prevalecerão.








MOSTRA INFANTIL GRATUITA 19 E 20 DE ABRIL


Sábado 19/04 - Universidade Monstros (Livre)
Animação, EUA, 2013, 104 min

Dirigido por Dan Scanlon

Sinopse:
Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.








Trailer:


Domingo 20/04 - Os Croods (Livre)
Animação, EUA, 2013, 98 min

Dirigido por Chris Sanders e Kirk di Micco

Sinopse:
Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug (Nicolas Cage / Hércules Franco), a esposa Ugga (Catherine Keener / Bárbara Monteiro), a vovó (Cloris Leachman / Mariângela Cantú), o garoto Thunk (Clark Duke / Fred Mascarenhas), a pequena e feroz Sandy (Randy Thom / Pâmela Rodrigues) e a jovem Eep (Emma Stone / Luísa Palomanes). Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Só que grandes transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba conhecendo o também jovem Guy (Ryan Reynolds / Raphael Rossatto) e ele vai apresentar um incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Agora, juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era.







Trailer:







quinta-feira, 10 de abril de 2014

MOSTRA GRATUITA CLINT EASTWOOD - DE 10 À 16 DE ABRIL


Na segunda semana de abril, o Cine Vila Rica apresenta a MOSTRA GRATUITA CLINT EASTWOOD. Ele que além de diretor, ator, produtor, compositor é também um ícone do cinema mundial, tendo trabalhado em mais de 60 produções como ator, me mais de 30 como diretor. Clint tem 54 anos de carreira, foi vencedor de 4 Oscar e terá seus filmes exibidos esta semana: A Troca, Além da Vida, Sobre Meninos e Lobos, As Pontes de Madison, Menina de Ouro, Cartas de Iwo Jimo, Um Mundo Perfeito, A Conquista da Honra.

Baseado em um caso real de Los Angeles em 1928, "A Troca", conta a história de uma mãe que reencontra um menino que seria seu filho desaparecido. O filme aborda vários temas, como: impotencia feminina, abuso policial e violência infantil. Protagonizado por Angelina Jolie, o filme foi indicado a 3 Oscar: Melhor Atriz, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. Outro filme de temática parecida, "Entre Meninos e Lobos", também aborda violência infantil. O filme indicado a 6 Oscar (ganhando dois: Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante) é um dos filmes mais premiados de Clint. No elenco estão nomes como Sean Penn, Kevin Bacon, Lawrence Fishburne e Tim Robbins.

"Menina de Ouro", entretanto, é um dos grandes títulos que vem à mente quando pensamos em Clint Eastwood, ganhador de 4 Oscar (Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Filme e Melhor Diretor – o quarto de sua carreira) o filme também foi sucesso de público e conta com o próprio Clint no elenco, além de Hilary Swank e Morgan Freeman.

Mudando um pouco de gênero, em 2010, Clint fez um filme sobrenatural explorando a vida após a morte, porém, diferente de outros filmes do gênero, “Além da Vida” não tem uma visão religiosa do tema. O longa conta três histórias que de alguma forma foram marcadas pela morte e que se cruzam em seu desenvolvimento. No elenco temos Matt Damon e Cécile de France.

Quando se dispôs a falar sobre guerra, o cineasta fez dois filmes em sequência sobre a batalha de Iwo Jimo. “A Conquista da Honra” e, sua sequência, “Cartas de Iwo Jima” mostram dois lados da batalha, o primeiro, o americano, e o segundo, o japonês. E apesar de terem sido gravados simultaneamente, o elenco dos filmes não se misturam. Ambos foram indicados ao Oscar de Melhor Edição de Som, com o segundo saindo vencedor. “Cartas de Iwo Jima” ainda foi indicado a Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.


Voltando um pouco na carreira do diretor temos “As Pontes de Madison” e “Um Mundo Perfeito”. O primeiro filme é um romance estrelado por Meryl Streep e por Eastwood e conta em flashbacks a história do casal protagonizado pelos astros. Já o segundo, é um filme policial, que mostra um presidiário, que ao sequestrar uma criança, desenvolve uma amizade como o garoto. O longa, tem no elenco Kevin Costner, em seu terceiro filme com o diretor, além do próprio Clint Eastwood.

A Troca (Maiores de 12 anos)
"Changeling", Drama/Suspense, E.U.A., 2009, 141 min

Sinopse:
Los Angeles, março de 1928. Christine Collins (Angelina Jolie), uma mãe solteira, se despede de Walter (Gattlin Griffith), seu filho de 9 anos, e parte rumo ao trabalho. Ao retornar descobre que Walter desapareceu, o que faz com que inicie uma busca exaustiva. Cinco meses depois a polícia traz uma criança, dizendo ser Walter. Atordoada pela emoção da situação, além da presença de policiais e jornalistas que desejam tirar proveito da repercussão do caso, Christine aceita a criança. Porém, no íntimo, ela sabe que ele não é Walter e, com isso, pressiona as autoridades para que continuem as buscas por ele.











Trailer:


A Troca (Maiores de 12 anos)
"Hereafter", Drama/Suspense, E.U.A., 2010, 129 min

Sinopse:
Três pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George (Matt Damon) é um americano que desde pequeno consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal. Marie (Cécile De France) é jornalista, francesa, e passou por uma experiência de quase morte durante um tsunami. Em Londres, o menino Marcus (Frankie McLaren/George McLaren) perde alguém muito ligado a ele e parte em busca desesperada por respostas. Enquanto cada um segue sua vida, o caminho deles irá se cruzar, podendo mundar para sempre as suas crenças.











Trailer:


Menina de Ouro (Maiores de 12 anos)
"Million Dollar Baby", Drama, E.U.A., 2005, 137 min

Sinopse:
Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.








Trailer:


Sobre Meninos e Lobos (Maiores de 14 anos)
"Mystic River", Drama/Policial, E.U.A./Australia, 2003, 137 min


Sinopse:
Após a filha de Jimmy Marcus (Sean Penn) ser encontrada morta, Sean Devine (Kevin Bacon), seu amigo de infância, é encarregado de investigar o caso. As investigações de Sean o fazem reencontrar um mundo de violência e dor, que ele acreditava ter deixado para trás, além de colocá-lo em rota de colisão com o próprio Jimmy, que deseja resolver o crime de forma brutal. Há ainda Dave Boyle (Tim Robbins), que guarda um segredo do passado que nem mesmo sua esposa conhece. A caçada ao assassino faz com que o trio tenha que reencontrar fatos marcantes do passado, os quais eles preferiam que ficassem esquecidos para sempre.










Trailer:


A Conquista da Honra (Maiores de 16 anos)
"Flags Of Our Fathers", Drama/Guerra, E.U.A, 2006, 132 min

Sinopse:
Fevereiro de 1945. Apesar da vitória anunciada dos aliados na Europa, a guerra no Pacífico prosseguia. Uma das mais importantes e sangrentas batalhas foi a pela posse da ilha de Iwo Jima, que gerou uma imagem-símbolo da guerra: cinco fuzileiros e um integrante do corpo médico da Marinha erguendo a bandeira dos Estados Unidos no monte Suribachi. Alguns destes homens morreram logo após este momento, sem jamais saber que foram imortalizados. Os demais permaneceram na frente de batalha com seus companheiros, que lutavam e morriam sem qualquer ostentação ou glória.











Trailer:


Cartas de Iwo Jima (Maiores de 14 anos)
"Letters From Iwo Jima", Drama/Guerra, E.U.A, 2006, 140 min

Sinopse:
Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.






Trailer: 


As Pontes de Madison (Maiores de 14 anos)
"The Bridges of Madison County", Drama/Romance, E.U.A, 1995, 135 min

Sinopse:
Após a morte de Francesca Johnson (Meryl Streep), uma proprietária rural do interior do Iowa, seus filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, do forte envolvimento que ela teve com um fotógrafo (Clint Eastwood) da National Geographic, quando a família se ausentou de casa por quatro dias. Estas revelações fazem os filhos questionarem seus próprios casamentos.













Trailer:



Um Mundo Perfeito (Maiores de 14 anos)
"A Perfect World", Drama/Policial, E.U.A, 1993, 137
min


Sinopse:

Texas, 1963. Butch Haynes (Kevin Costner), um presidiário, foge da prisão, sendo perseguido por Red Garnett (Clint Eastwood), um policial implacável. Ao entrar na casa de uma família leva consigo Phillip Perry (T.J. Lowther), um garoto de sete anos, como refém. Mas contrariando suas expectativas eles se tornam amigos, sendo que este relacionamento transforma a vida do menino.












Trailer:

MOSTRA INFANTIL GRATUITA 12 E 13 DE ABRIL

Sábado 12/04 - Enrolados (Livre)
Animação, EUA, 2011, 101 min

Dirigido por Byron Howard e Nathan Greno

Sinopse:
Flynn Ryder (Zachary Levi/Luciano Huck) é o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um dia, em plena fuga, ele se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel (Mandy Moore), uma jovem prestes a completar 18 anos que tem um enorme cabelo dourado, de 21 metros de comprimento. Rapunzel deseja deixar seu confinamento na torre para ver as luzes que sempre surgem no dia de seu aniversário. Para tanto, faz um acordo com Flynn. Ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado. Só que a mamãe Gothel (Donna Murphy), que manteve Rapunzel na torre durante toda a sua vida, não quer que ela deixe o local de jeito nenhum.









Trailer:


Sábado 13/04 - Nem Que A Vaca Tussa (Livre)
Animação, EUA, 2004, 76 min

Dirigido por Will Finn e John Sanford

Sinopse:
A fazenda Caminho do Paraíso está em pânico, pois uma ação de despejo ameaça acabar com o local. Temendo ir para o matadouro, os animais da fazenda decidem ajudar a dona a conseguir a quantia necessária para pagar a hipoteca. O alvo escolhido pelo grupo é o perigoso bandido Alameda Slim, que tem uma grande recompensa reservada para quem capturá-lo.












Trailer: